As Usinas da Paz - complexos de cidadania do Governo do Pará - encerraram nesta semana as programações especiais oferecidas às comunidades em alusão ao Mês da Consciência Negra. Ao longo do mês de novembro houve serviços de saúde, cidadania e empreendedorismo, além de apresentações culturais e rodas de conversas sobre temas referentes à cultura negra.
Na UsiPaz Bengui, em Belém, a programação especial reuniu um grande público na noite da sexta-feira (29). A ação promoveu apresentações e mostras artísticas, exposição de instrumentos de religiões de matriz africana e apresentação de grupos de capoeira.
Arimateia Monteiro: conhecimento é instrumento de combate ao racismoSegundo o líder religioso Arimateia Monteiro, as ações realizadas nas Usinas são fundamentais para conscientizar e garantir conhecimento à população sobre a cultura e as religiões de matriz africana, como importante instrumento no combate ao racismo e preconceito religioso.
"Eu acho que esta é uma ação muito nobre do governo do Estado. Ter uma área como a Usina, voltada para as comunidades, é de grande importância, pois estamos conseguindo nos inserir novamente na sociedade, e agregar e unir segmentos religiosos, para que possam ver e ouvir o que estamos falando”, disse Arimateia Monteiro. Rodas de capoeira fizeram parte da programação cultural
Conhecimento- Para o professor de capoeira José Brasil, ações como esta preservam e valorizam a cultura afro-brasileira. “O trabalho que desenvolvemos aqui é muito importante, Esta é uma ação importante para trazer a sociedade para conhecer a nossa cultura e nossas religiões, danças, músicas e instrumentos. É importante também para combater o preconceito e trazer conhecimento para as pessoas”, frisou o professor.
Evento abordou o respeito às religiões de matriz africanaHerança africana- O estudante Nicolas Sampaio aproveitou a noite de sexta-feira para também participar do evento alusivo ao Mês da Consciência Negra. “Achei a programação muito interessante. É uma forma de trazer e resgatar conhecimentos sobre a cultura e a herança africana no Brasil” avaliou.
Exposição 'Raízes da Resistência'Em Canaã dos Carajás, município do sudeste paraense, a Usina da Paz reuniu moradores em ações especiais. Nesta última semana, a comunidade teve a oportunidade de conhecer mais sobre a cultura negra a partir da exposição “Raízes da Resistência” e da apresentação do espetáculo “O Pequeno Príncipe Preto”, que destacaram a força, a cultura e a luta por respeito e igualdade.
Mín. 23° Máx. 32°