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Abelardo Santos alcança avanço inédito e recebe certificação nacional de qualidade

Hospital foi avaliado em 34 processos e 744 requisitos de trabalho em dois dias de avaliação e conquistou selo da Organização Nacional de Acreditação

09/01/2025 às 13h11
Por: Redação Fonte: Secom Pará
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Crédito: Diego Monteiro
Crédito: Diego Monteiro

Após uma rigorosa avaliação conduzida pelo Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (Ibes), o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), em Icoaraci, distrito de Belém, conquistou, nesta quinta-feira (9), a certificação Acreditado - ONA1. O selo, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), é um dos mais importantes no Brasil e atesta a qualidade dos serviços prestados na área da saúde.

A certificação confirma que o Hospital Abelardo Santos cumpre com os critérios fundamentais de segurança, garantindo que os processos adotados reduzam riscos e previnem danos aos pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde. Exemplos disso são os protocolos estabelecidos para a prevenção de infecções hospitalares, gestão de riscos e qualificação contínua das equipes.

“Este é um feito alcançado graças ao esforço conjunto e à dedicação de dezenas de gestores e centenas de colaboradores, que se empenham todos os dias em proporcionar o melhor aos nossos usuários. Tenho muito orgulho de todos, pois sabemos que para chegar até aqui é preciso um trabalho árduo e constante para oferecer serviços de excelência”, declarou a diretora-geral do HRAS, Aline Oliveira.

Fundado em 2019, o HRAS agrega diversos atendimentos, que vão desde a maternidade porta-aberta 24 horas até as cirurgias complexas. Devido a sua capacidade, ao longo dos anos garante atendimento a pacientes oriundos das mais diferentes regiões do Pará, sobretudo da Região Metropolitana de Belém e da Ilha do Marajó. Além disso, é referência no atendimento a pacientes indígenas.

O Hospital conta também com quase 2 mil profissionais, incluindo médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem, distribuídos em diversos setores, como urgência e emergência pediátrica e obstétrica, ambulatório, centro cirúrgico, centro obstétrico, serviços de diagnóstico, UTIs, e unidades de internação clínica e cirúrgica. Nesse total estão incluídos funcionários dos setores administrativos.

Avaliação

Associada à ISQua, sigla em inglês para a Sociedade Internacional de Qualidade e Cuidados na Saúde, e atuando ao lado de instituições acadêmicas e organizações de saúde de mais de 100 países, como nos Estados Unidos, Reino Unido, França e Canadá, a ONA é a mais respeitada entidade avaliadora dos serviços de saúde no Brasil, coordenando então o Sistema Brasileiro de Acreditação (SBA).

Para receber este reconhecimento, o Hospital Abelardo Santos foi avaliado em 34 processos e 744 requisitos de trabalho ao longo de dois dias de avaliação integral, realizada de forma presencial e online. O resultado positivo reflete o padrão de qualidade da gestão implementada pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS) na unidade, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

De acordo com Luciane Oliveira, gerente de Qualidade do ISMS, a certificação "confirma a presença da cultura organizacional voltada para a melhoria contínua da gestão e destaca a maturidade da instituição em todos os aspectos, especialmente na segurança do paciente. Além disso, fortalece a confiança dos usuários nos serviços prestados, sempre com foco na inovação, eficiência e no cuidado centrado no paciente".

"Estamos felizes e cientes de que nossa responsabilidade será maior, pois temos que manter o avanço na maturidade institucional e, principalmente, no cuidado com nossos pacientes. Sabemos que nosso maior bem é o usuário e, por ele, trabalhamos incansavelmente para manter o mais alto nível de segurança e satisfação", acrescentou Hellen Monteiro, gerente do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) do Hospital Abelardo Santos.

Os resultados da auditoria são acompanhados pela taxa de satisfação, que está acima de 90% entre os usuários, atingindo a média de 93% nos últimos meses. O tratamento humanizado, a alta médica segura e a qualidade da parte estrutural, tanto predial quanto dos equipamentos, são os pontos destacados pelos usuários por meio de pesquisas conduzidas pelo Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU).

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