“Você precisa sentir para entender. Não dá para explicar o Maranhão. Nenhuma foto ou vídeo faz jus ao que vivemos aqui. Eu cheguei ao Brasil e tinha gostado, mas não sentia uma conexão. O Maranhão é esse lugar que te mostra a essência do verdadeiro Brasil que você espera ver e ouvir.” O depoimento emocionado da mexicana Lourdes Veridiana, agente de turismo, resume o espírito da viagem de familiarização (famtour) promovida pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA). A experiência, que durou mais de uma semana, deixou lembranças marcantes nos participantes.
A ação reuniu representantes de operadoras internacionais do Reino Unido, Estados Unidos, África do Sul e México, logo após a participação do Maranhão na WTM Latin America 2025 — a maior feira B2B de turismo da América Latina. Entre os dias 17 e 24 de abril, os convidados percorreram um roteiro que destacou a diversidade de paisagens, sabores e vivências autênticas entre a capital São Luís e o Polo Lençóis Maranhenses e Delta.
Cada parada revelou uma nova descoberta e uma oportunidade de conexão com a cultura, a gastronomia e a hospitalidade maranhense. “A experiência superou tudo o que eu poderia imaginar”, afirmou Sabina Norman, fundadora da operadora britânica Off Beach Horizons. “Do primeiro vislumbre dos Lençóis ao jantar sob as estrelas em Atins, tudo foi mágico. Aqui estou eu, que ainda nem sei pronunciar ‘Maranhão’ direito, a me tornar, com orgulho, uma embaixadora do destino.”
O roteiro começou em São Luís, com passeios pelo Centro Histórico, Museu do Reggae e Quilombo Urbano, além de almoço no restaurante Flor de Vinagreira. Em seguida, os operadores exploraram os manguezais da Raposa, foram calorosamente recebidos em Santo Amaro, navegaram pelo Rio Preguiças até Barreirinhas e Atins, e vivenciaram a natureza em Tutóia. Durante o percurso, houve encontros com representantes do trade turístico local, vivências com comunidades tradicionais e refeições celebrando os sabores regionais, com destaque para os frutos do mar, que conquistaram os paladares mais exigentes.
Um dos momentos mais marcantes da jornada foi o encontro com uma comunidade indígena. “Compartilhar tradições com o povo daqui foi um privilégio. Isso não se vende em catálogo. É algo que precisa ser vivido. Levo o Maranhão no coração. E volto com vontade de trazer mais gente para sentir o que senti”, completou Lourdes.
A ação integra a estratégia da Setur-MA para ampliar a presença do Maranhão no mercado internacional, fortalecer parcerias e inserir o estado nas prateleiras das grandes operadoras de turismo. “A presença desses operadores aqui é uma oportunidade de mostrar a diversidade e o potencial do nosso estado. Estamos felizes em construir essa ponte e esperamos que muitos turistas atravessem por ela”, destacou a secretária de Turismo, Socorro Araújo. “O contato direto com nossos atrativos facilita a inserção do destino no mercado global e amplia as possibilidades.”
Para o supervisor de Promoção da Setur-MA, a experiência proporcionou uma imersão cultural verdadeira. “O grupo teve contato direto com moradores, comunidades e nossa cultura de forma profunda. A beleza dos cenários, somada a essas vivências, certamente será um diferencial na hora de promover o Maranhão como destino. Eles criaram laços afetivos com o nosso estado”, afirmou.
“As pessoas do Maranhão são amáveis e hospitaleiras. Irei retornar a esse lugar espetacular com amigos para explorar ainda mais as belezas que ele tem. Eu vou voltar”, garantiu Jhon Molepo, agente de turismo.
Mín. 21° Máx. 30°