A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), realizou, nesta quarta-feira (30), a Oficina de Implantação do Núcleo Estadual de Gestão Estratégica da Segurança do Paciente (NEGESP), no auditório da sede da SES, localizada na Avenida Carlos Cunha, bairro do Calhau, em São Luís (MA).
A oficina dá continuidade à programação iniciada na terça-feira (29), marcada pela assinatura do Termo de Adesão ao NEGESP, formalizada pelo secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
Segundo a superintendente de Acompanhamento à Rede de Serviços da Secretaria Adjunta de Assistência à Saúde da SES, Priscila Barros, o objetivo é garantir que todo o processo de cuidado resulte em uma atenção de qualidade. “A criação do NEGESP tem como propósito engajar a alta gestão e priorizar essa temática, considerando aspectos que envolvem desde a qualidade dos insumos e medicamentos utilizados até a assistência prestada pelos profissionais de saúde em todo o Maranhão", destacou.
A implantação da iniciativa foi estruturada em três fases: a primeira, com a assinatura do Termo de Adesão e a elaboração de um Plano de Ação construído por uma equipe técnica da secretaria; a segunda, voltada para o monitoramento das ações, que será realizado pelo CONASS em articulação com os setores da SES; e a terceira, focada no fortalecimento das ações definidas nas etapas anteriores, bem como na implementação das estratégias previstas para o funcionamento do NEGESP no estado.
“Todos nós, profissionais de saúde, temos papel e responsabilidade com a segurança do paciente, pois o objetivo é justamente ele, o paciente. Estratégias relacionadas a eventos adversos, judicialização, compras, contratualização e assistência compõem de forma integrada o processo de segurança do paciente", pontuou a assessora técnica e coordenadora da Câmara Técnica de Qualidade no Cuidado e Segurança do Paciente do CONASS, Carla Ulhôa.
Representando a Secretaria Adjunta da Política de Atenção Primária e Vigilância em Saúde da SES, a coordenadora das Emergências em Saúde Pública do Maranhão, Mayrlan Avelar, ressaltou que, desde 2017, o estado possui assento na Câmara Técnica de Qualidade e Segurança do Paciente do CONASS, o que tem viabilizado a participação em articulações nacionais sobre o tema, posteriormente adaptadas à realidade estadual.
“O NEGESP surge como uma estratégia para reforçar, junto à alta gestão, a relevância da pauta da segurança do paciente e seu acompanhamento. O núcleo terá a missão de conduzir todas as áreas e mapear processos, garantindo que a tomada de decisão seja baseada na transversalidade da assistência e na promoção de um cuidado seguro em todo o estado", afirmou Mayrlan.
O Núcleo Estadual de Gestão Estratégica da Segurança do Paciente é uma estratégia baseada em premissas como o apoio aos gestores, a promoção de uma cultura de práticas fundamentadas em evidências, a criação de indicadores, a redução de custos, a integração de estratégias e a gestão de riscos, inclusive de imagem. Com a adesão oficializada, o Maranhão torna-se o 12º estado a implantar a iniciativa.
Mín. 21° Máx. 30°