Uma pesquisa divulgada pelo instituto Paraná Pesquisa nesta sexta feira 27 de junho de 2025 jogo um balde água fria na pretensão do Governador Helder Barbalho, que trabalha nos bastidores, para se viabilizar como o principal nome da base do Governo Lula, para disputar a reeleição do petista como vice na chapa presidencial. Segundo o levantamento do instituto, se a eleição fosse hoje e Bolsonaro seja o candidato contra Lula, Bolsonaro está na frente com 46,4% das intenções de votos no Estado do Pará, contra 42,5% de Lula. O que muitos veículos de comunicação estão divulgando como “empate técnico”, na verdade, mostra que Lula perdeu parte do seu eleitorado, como mostra os últimos resultados do PT no Estado, desde 20218, quando Fernando Haddad teve 54,81% dos votos para Presidente, contra 45,19 de Bolsonaro. Uma diferença de 9,6% em favor da esquerda. Já em 2022, Lula teve 48,43% dos votos no primeiro turno, contra 43,20% de Bolsonaro uma diferença até menor que Fernando Haddad em 2018.
Já em 2025, um ano apenas para a eleição presidencial, que deve acontecer em outubro de 2026 o cenário mudou completamente, como mostra a pesquisa, que já de agora, Bolsonaro já está à frete de Lula e não só ele, como quase todos os nomes apoiados por ele, caso seja mantida a sua Inelegibilidade e ele precise indicar um substituto.
Isso é um baque gigantesco para a cúpula do PT e também da família Barbalho que comandam o Pará e tem a pretensão de alçar voos mais altos em 2026 e chegar a vice presidência da República com Helder Barbalho ao lado de Lula. Outro fator que deve preocupar a família Barbalho, é que seus dois principais adversários para a sucessão ao Governo do Estado, Delegado Helder Mauro (PL) e D.r Daniel (PSB) aparecem na mesma pesquisa à frente de Hanna, atual vice Governadora do Pará e que figura como sucessora de Helder.
Ao que parece, está faltando Helder Barbalho combinar seus sonhos com a população paraense, que mostra sua insatisfação com o jeito Barbalho de Governar.