Segunda, 16 de Maio de 2022
28°

Nuvens esparsas

Belém - PA

Polícia Denuncia

Deputado faz grave denuncia de extorsão em atividade de garimpo ilegal

Tony Cunha denuncia extorsão de policiais contra garimpeiros em mineração ilegal de Ouro e Manganês no Pará

13/04/2021 às 16h44 Atualizada em 13/04/2021 às 18h03
Por: Redação Fonte: Blog Sol do Carajás
Compartilhe:
Foto Divulgação
Foto Divulgação

Garimpo ilegal

 

A denuncia do deputado Toni Cunha tem endereço certo e pode desagradar bastante o deputado Chamonzinho.

 

Toni Cunha divulgou na suas redes sociais um vídeo  sobre a atuação de 'policiais civis' supostamente envolvidos na extorsão de empresas e garimpeiros nos municípios de Curionópolis e Parauapebas, no sul do Pará.

 

Extorsão seletiva

 

O caso é muito estranho, pois além de não ser atribuição da Polícia Civil atuar nesse tipo de crime, segundo o deputado, os agentes policiais, ao invés de levar o caso para a Polícia Federal tomar as devidas providências, estariam cobrando propina de uns e dando cobertura a outros, ou seja, extorsão para uns e proteção para outros.

O deputado não revelou quem estaria sendo protegido e quem foi extorquido.

Na luz do dia

Aliás, uma grande mineradora acompanha de perto o caos que as atividades ilegais de extração de manganês e ouro provocam nos municípios de Parauapebas e Curionópolis, difícil compreender como tudo é operado em plena luz do dia.

Centenas de caminhões com sobrecarga trafegam na PA 275 e BR 155, carregados de manganês, destruindo as rodovias, nas estradas rurais a situação é ainda pior, principalmente no município de Curionópolis, onde a esposa do deputado Chamonzinho é a atual prefeita.

A organização criminosa tem até helicóptero: 'ourocóptero'

A atividade é liderada por bandidos, usam caminhões e máquinas roubadas em todos os cantos do Brasil nas suas operações clandestinas, segundo o relatório de uma grande mineradora da região.

A área de segurança dessa grande companhia mineradora pontua que um helicóptero seria utilizado para o contrabando de ouro, nos relatórios o equipamento já é conhecido como "ourocóptero".

"POSSÍVEL EXTORSÃO DE GARIMPEIROS EM CURIONÓPOLIS e PARAUAPEBAS 

Tenho recebido “denúncias” de que garimpeiros estariam sendo extorquidos por policiais civis na região de Curionópolis e Parauapebas. Se isso estiver ocorrendo, esses agentes públicos precisam ser punidos. As vítimas precisam ir à Polícia Federal, a quem cabe investigar mineração clandestina e crimes conexos, para noticiar os fatos. De início, estranha a atuação de policiais civis em fatos de atribuição federal. A notícia é que apenas um grupo específico estaria sendo fiscalizado  e prejudicado, e outro grupo contaria com suposta proteção. Contudo, o caminho correto é a apuração para que tudo seja colocado em “pratos limpos”. Vou pessoalmente entregar notícia de fato, por escrito, à Polícia Federal e pedir apuração."

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários