Assim como aconteceu na campanha de 2018 e 2022, onde muitos candidatos surfaram na onda Bolsonarista para se eleger e depois abandonaram o barco, não será diferente em 2024, pois muitos políticos que concorrerão à cargos em municípios Brasil afora, vão somente se aproveitar da popularidade do ex-presidente e agora da primeira dama, Michelle Bolsonaro, para ganhar a simpatia do eleitorado mais conservador da direita e depois seguirão aos seus propósitos e ideologias.
Em Parauapebas, a cidade politicamente mais importante do interior do Pará, tanto pela sua riqueza mineral, como também por se consolidar como o terceiro maior colégio eleitoral do interior do Estado, ultrapassando os 200 mil eleitores em 2024 que poderá, pela primeira vez ter uma eleição em dois turnos, essa briga é ainda mais acirrada. Por lá, tem três candidatos brigando pelo eleitorado da direita, que na eleição de 2022 para Presidente, Bolsonaro recebeu praticamente 60% dos votos no município, resultado que mostra o porquê da disputa.
Conheça um pouco dos três pré-candidatos que se dizem de direita em Parauapebas:
Hipólito é um empresário maranhense, que chegou em Parauapebas em 1997, cresceu na vida empresarial no ramo de gráfica, sendo referência regional no seu ramo, Hipólito também é engenheiro civil e professor universitário. Foi um dos coordenadores e um grande entusiasta da campanha de Bolsonaro em 2022, organizando “vaquinhas” para bancar os movimentos políticos em prol de Bolsonaro na cidade. Foi candidato a deputado Estadual em 2022 e teve uma expressiva votação, 19.771 votos
Médico e pecuarista, D.r. Felipe tentou voos mais altos na ultima eleição para Governo do Estado, na ocasião, se candidatou ao cargo de Governador e teve 0,71% dos votos. Em Parauapebas a candidatura de D.r. Felipe ainda não deslanchou, pela falta de conhecimento politico local e também pela falta de habilidade politica do mesmo. Porém, com a expulsão de Aurélio Goiano do PL, ele foi agraciado com a chance de disputar a eleição pelo partido de Bolsonaro, o que ainda não lhe trouxe resultados, como mostram as pesquisas, que com base na votação da direita em Parauapebas, D.r. Felipe está muito aquém do potencial de um candidato do ex-presidente, figurando em terceiro lugar nas pesquisas, empatado tecnicamente com o quarto colocado, o deputado Federal Keniston Braga.
O radialista e vereador, Aurélio Goiano chegou em Parauapebas há pouco mais de uma década, trazido pelo deputado estadual Chamonzinho, para trabalhar como locutor em uma de suas rádios de Parauapebas. Aurélio pelo seu estilo falastrão e muitas vezes sem se preocupar com as consequências, usou muito bem a oportunidade que teve de chegar ao ouvido do eleitor através das ondas do rádio e cativou uma verdadeira multidão de eleitores e admiradores, que o catapultaram para o cargo de vereador. Como dissemos, Aurélio com suas falas e sem se preocupar com as consequências, logo teve seu mandato cassado, por ameaçar um funcionário público com uma faca. Porém, a justiça o reconduziu de volta ao cargo, pouco mais de um ano depois do afastamento que se deu através de um processo na própria câmara que ele faz parte. Se candidatou a deputado Federal e também mostrou força, alcançando os 42.726 votos. Agora em 2024, Aurélio não perdeu força com o seu eleitorado, que mesmo após sua expulsão do PL de Jair Bolsonaro, continua liderando as pesquisas para se eleger Prefeito de Parauapebas, se nada mudar. Aurélio que também se diz Bolsonarista, hoje está no AVANTE, partido da base política do presidente Lula.
E você, na sua opinião, qual o melhor candidato da direita em Parauapebas e porquê?
Mín. 22° Máx. 28°