Com o objetivo de desenvolver habilidades motoras, sensoriais e sociais, a equipe integrada da Terapia Ocupacional e do Serviço de Ambulatório do Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC), em Belém, realizou na manhã desta quinta-feira (18), na área externa do novo ambulatório, uma ação de cuidado ampliada para pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O projeto tem como objetivo promover uma cultura de bem-estar e qualidade de vida para as crianças.
Ao promover atividades psicomotoras ao ar livre, o projeto proporciona benefícios significativos para o desenvolvimento das crianças, mostrando a importância de iniciativas que combinem saúde, bem-estar e diversão no ambiente terapêutico.
“Através do brincar, as crianças podem explorar e potencializar seu desenvolvimento neuropsicomotor, contribuindo significativamente para sua saúde mental e socialização”, explicou a terapeuta ocupacional Márcia Nunes.
Socialização- Ela informou que o novo projeto de atividades psicomotoras ao ar livre visa atender às necessidades específicas das crianças em saúde mental. “O principal objetivo é proporcionar um ambiente seguro e divertido para as crianças, permitindo que elas se socializem e desenvolvam suas habilidades motoras e sensoriais de forma natural e lúdica”, reiterou a profissional. Na companhia do 'Homem-aranha' as crianças se divertiram na cama elástica
Segundo Marcos Luiz Valente Barros, pai de Caio, 9 anos, o menino vem evoluindo com o acompanhamento no HC, que inclui atividades em terapia ocupacional e outras especialidades. “Eu tenho que agradecer, em primeiro lugar, a Deus por esse novo espaço, e também à doutora Márcia, que vem acompanhando o Caio”, disse Marcos, acrescentando que “o Caio vem evoluindo muito, e isso está dando uma qualidade de vida melhor para ele e na interatividade dele com as outras crianças. Isso faz com que a gente se sinta muito bem. Com relação, também, a esse apoio que o governo do Estado está dando a essas crianças, só gratidão”.
Atendimento- A instituição oferece acompanhamento para pacientes com TEA que já fazem atendimento no Hospital nas áreas de referência (cardiologia, nefrologia e psiquiatria), e que são encaminhados para as especialidades.
O Novo Serviço de Ambulatório Médico atende pacientes após alta do HC, do Serviço de Atendimento à Cardiologia e da emergência psiquiátrica, além de encaminhamentos pela Central Estadual de Regulação da Secretaria de Estado da Saúde do Pará (Sespa).
Serviço: O novo Serviço de Ambulatório Médico do HC funciona na Avenida Rômulo Maiorana, nº 1.717, entre as travessas Angustura e Barão do Triunfo, de segunda a sexta-feira, das 07h às 19h.
Texto: Kelly Barros - Ascom/HC
Mín. 23° Máx. 32°