Em celebração ao Dia Internacional da Dança, as Usinas da Paz realizaram, nesta terça-feira (29), um espetáculo especial no Teatro Margarida Schivassapa, no Centur, em Belém. O evento reuniu alunos das turmas de dança das Usipaz dos bairros Cabanagem, Terra Firme, Jurunas, Icuí e Marituba, além de companhias de dança convidadas.
O palco foi tomado por uma diversidade de ritmos, expressões corporais e coreografias que encantaram o público presente. A programação contou com apresentações de dança contemporânea, balé clássico e estilos regionais, evidenciando o talento e a dedicação dos alunos atendidos pelos projetos culturais das Usinas da Paz.
A estudante Maria Eduarda Pinheiro, de 14 anos, aluna de balé da Usipaz Cabanagem, estava ansiosa pois era sua primeira vez em um teatro. Para ela, a apresentação foi um momento de superação. “Nunca imaginei dançar em um teatro tão bonito, com tanta gente assistindo. Foi emocionante, eu estava nervosa, mas saiu tudo como ensaiado. A dança me ajuda a ter mais confiança. É muito Gratificante”, afirmou.
Já Carolline Ferreira, de 15 anos, destacou o papel da arte em sua vida. “Dançar é uma forma de me expressar e me sentir livre. A Usina da Paz da Cabanagem me deu a oportunidade de fazer parte de algo maior, estou muito feliz por estar me apresentando neste palco onde grandes artistas já se apresentaram”, contou.
Para a secretária de Articulação da Cidadania, Elieth de Fátima Braga, o evento simboliza o compromisso das Usinas com a transformação social. “Mais do que um espetáculo, essa noite mostra o poder da arte como ferramenta de inclusão. São jovens que encontram na dança uma possibilidade de crescimento, autoestima e pertencimento”, afirmou.
Entre o público, Luane Alves, mãe da pequena Clara Valentina, de 7 anos, não conteve as lágrimas ao ver a filha se apresentando no palco. “Eu nunca pensei que a minha filha teria essa chance. Ver ela dançando, feliz, confiante, foi muito gratificante. A Usina tem um papel fundamental nisso, porque sem ela, minha filha não teria acesso a uma aula de balé, muito menos a uma apresentação num teatro. É um sonho realizado pra gente”, contou, emocionada.
O espetáculo é um reflexo do compromisso das Usinas da Paz com a democratização do acesso à cultura. A iniciativa da Secretaria de Articulação da Cidadania, contou com a parceria da Fundação Cultural do Pará.
Serviço- As Usinas da Paz oferecem turmas de dança gratuitas para crianças, jovens e adultos. Em breve, novas vagas serão abertas para matrícula, os interessados podem consultar o cronograma completo de atividades diretamente nas UsiPaz ou acompanhar as atualizações pelo perfil oficial no Instagram: @usinasdapaz .
Mín. 23° Máx. 30°